top of page

3 passos básicos para evoluir sua escalada

Atualizado: 5 de mai. de 2022

Há quem apenas deseja se divertir no esporte, e não vejo problema algum nisso. Pretende escalar graduações tranquilas em top rope, sentir aquele frio na barriga, tirar aquela foto bacana. Boa parte de meus alunos se enquadram neste perfil. Escalada é para todos, como sempre preguei. Mas há quem almeje novos movimentos, sair da estagnação de sua graduação, guiar e consequentemente cadenar vias. Para este segundo grupo considero que existam 4 passos básicos na evolução do escalador:


1. CONFIAR NO EQUIPAMENTO

Este é o passo inicial para todo escalador que deseja evoluir. Sem essa confiança ele se auto-sabota e deixa de arriscar movimentos até então inéditos porém possíveis. Equipamento aqui me refiro a tudo que influi diretamente na sua segurança: sapatilha, crashpad, corda, mosquetões, cadeirinha, freio, seg, chapeletas e costuras. Como solução para este problema nada como um bom curso de escalada para entender melhor como cada um destes itens funciona e qual é sua aplicação ideal.


2. MOVIMENTAÇÃO ADEQUADA DOS PÉS

De nossos 5 sentidos o qual mais utilizamos, sem dúvida, é a visão. Fator evolutivo muito importante na história da humanidade, nos propiciou grande vantagem em nosso ecossistema. Trazendo tal premissa para a escalada, costumamos utilizar mais os membros que estão "à vista", no caso, nossas mãos. Muito comum ver iniciantes "pagando barra" por assim se sentirem mais confortáveis na ascensão. Porém graduações mais elevadas, mais especificamente a partir de 8º BRA, exigem uma excelente movimentação de pés já que ameniza o esforço nas mãos e possibilita avanços antes inimagináveis. Quanto mais conseguirmos seguir a famosa regra dos três apoios, menos esforço faremos e mais inteiros chegaremos no crux.


3. FORTALECIMENTO DE DEDOS

Se quiser cadenar uma via de 7º grau com mais de 15m de altura, obrigatoriamente precisa ter os dedos bem fortalecidos. Essa regra chula passo a todos os meus alunos que se interessam a ingressar nesta graduação, visto que nesta etapa se faz obrigatório treinos quase que diários num fingerboard.

Deixe seu comentário, compartilhe sua experiência, e ajude a comunidade a continuar se desenvolvendo.

126 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page